segunda-feira, 17 de outubro de 2011

DEUS SABE O DIA DA MINHA MORTE

Os dias do homem estão determinados; tu decretaste o número de seus meses e estabeleceste limites que ele não pode ultrapassar. (Jó 14:5)

Uma das coisas mais irritantes para a maioria das pessoas - mesmo os que se dizem evangélicos ou católicos - é dizer para elas que não são tão livres quanto imaginam, que existe um planejamento divino, que temos limites colocados por Deus, que não podemos ultrapassar certas limitações que o Senhor colocou, individual e coletivamente.

Afirmar a soberania de Deus é algo contrario a tendência egocêntrica e auto-suficiente da maioria dos indivíduos. É "virar as coisas de cabeça para baixo e o ódio é certo. Muitos espumam de raiva e se sentem agredidos em sua "dignidade humana". Prefiro ficar com os argumentos bíblicos e com a dignidade soberana de Deus, mesmo "apanhando".

"Vocês viram as coisas de cabeça para baixo! Como se fosse possível imaginar que o oleiro é igual ao barro! Acaso o objeto formado Pode dizer àquele que o formou: "Ele não me fez"? E o vaso poderá dizer do oleiro: "Ele nada sabe"?" (Isaías 29:16)

Só Deus tem realmente livre-arbítrio, mas os seres humanos tem uma liberdade sitiada pelo contexto e por Deus. Não fazemos exatamente o que bem queremos, mas o que é possível, dentro de um conjunto pré-ordenado de possibilidades. No mais, sempre pedimos a ajuda do Alto para ultrapassarmos fronteiras, coisa que Ele poderá ou não permitir.

O que as escrituras nos tranquilizam é que, mesmo quando achamos a "barra pesada", "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito".(Romanos 8:28), isto é, o propósito final de Jesus Cristo será sempre bom para aqueles que o amam. Com isso, evito pânico, ansiedade e estresse que poderia corroer meu coração e meu equilíbrio mental.

Sei que Ele sabe se vou morrer hoje ou amanhã, sei que Ele sabe o que é melhor para mim, sei que Ele é bom e coloca limites que não ultrapasso e também sei que Ele sabe de todas as coisas e eu não. A minha posição diante da soberania de Deus é fé, entrega e gratidão, mesmo quando não compreendo hoje o propósito final d'Ele.

Se "os meus dias estão determinados", devo viver com mais fé e tranquilidade, sem relaxar, mas sem me perturbar em preocupações excessivas e neuróticas. O discípulo amado nos instruía:

"Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo". (1 João 2:1)

Vou viver então na confiança em meu intercessor Jesus Cristo e na soberania de Deus que tudo sabe, tudo vê, tudo ouve e que tem os "mapas" da minha vida em suas mãos, bem como o futuro da humanidade. Eu não me desespero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário