segunda-feira, 17 de outubro de 2011

POBRE, MISERÁVEL, PECADOR E ALEGRE EM CRISTO JESUS

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 5:1)

Eu tenho paz com Deus! Não pelos meus méritos pessoais, nem porque sou "santinho", nem mesmo porque deixei de pecar, mas porque na minha fé em Cristo sou declarado justo diante de Deus. É obra da graça e da misercórdia d'Ele por mim e por isso mesmo nada tenho que me orgulhar. Não posso me gabar de um presente, posso? Obrigado Senhor!

Esse foi o espírito da Reforma Protestante que iremos rememorar no dia 31 de outubro próximo, quando Martinho Lutero colocou suas 95 teses naquela igrejinha da Alemanha, o mundo começou uma revolução que nem mesmo ele imaginava. Não era contra a Igreja Católica Romana (ele lamentava as cisões dentro da cristandade), mas um movimento de retorno ao Evangelho de Jesus Cristo na sua simplicidade, graça, liberdade, fé e imensa alegria.

Lutero chamou os cristãos para seguirem não a ele mesmo, nem uma nova igreja, muito menos a algum novo "apóstolo", "missionário" ou milagreiro. Ele simplesmente disse o seguinte:

"94ª Tese - Admoestem-se os cristãos a que se empenhem em seguir sua Cabeça Cristo através do padecimento, morte e inferno.
95ª Tese - E assim esperem mais entrar no Reino dos céus através de muitas tribulações do que facilitados diante de consolações infundadas".

Seguir Cristo! Só Cristo! Nem papas, nem "missionários", nem "apóstolos", nem "videntes", nem "profetas novos", mas somente o nosso cabeça, Jesus Cristo, através de muitas dores e tribulações (ele não era adepto das facilidades da diabólica teologia da prosperidade adotada por 85% das igrejolas no Brasil).

Para Lutero, o tesouro da Igreja não estava nos seus templos de luxo com potentíssimo ar-condicionado central. O tesouro da Igreja não era seu poder mundando que elege vários deputados e vereadores, capaz de comprar rádios e canais de TV. Dizia ele:

"62ª Tese - O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus".

Senhor Jesus! O tesouro da Igreja é o Santo Evangelho e isso já basta!

Quanta diferença entre a Reforma Protestante do século 16 e tudo que assitimos hoje como "evangélicos", com todas as suas bujingangas de tipo "gospel".

Como cristãos (católicos também, como fez José Comblin), precisamos retornar urgente aos textos de Lutero, Calvino e outros grandes reformadores (no século 20, Barth e Tillich são referências), não para criarmos uma nova idolatria fundamentalista, mas para compreendermos o Espírito de Cristo que invadiu aqueles corações no século 16-17 e soprou novos rumos para a Igreja que, nos tempos atuais, parece perdida no mundo e arrastando milhões de almas para o abismo do desespero, do medo do inferno, da rigidez farisaica, da busca de dinheiro e do poder.

O que vemos na TV não é o Evangelho de Jesus Cristo, nem o de Lutero, nem o de Calvino.

A minha oração hoje é a mesma oração de Lutero em seu "Catecismo Menor" (coisa que 98% dos "evangélicos" nem sabem o que é). Vamos orar juntos?

"Deus todo-poderoso, Pai misericordioso. Eu, pessoa pobre, miserável e pecadora, confesso-te todos os meus pecados e injustiças que cometi em pensamentos, palavras e ações. Com eles, em algum momento, causei a tua ira, merecendo o teu castigo nesta vida e na eternidade. Todos estes pecados pesam na minha consciência e me arrependo deles profundamente. Peço-te, por causa da tua misericórdia infinita e da inocente e amarga paixão e morte de teu Filho Jesus Cristo: tem misericórdia de mim, pobre pessoa pecadora. Perdoa-me todos os meus pecados. Concede-me a força do teu Espírito Santo para melhorar a minha vida. Amém!"

Um comentário:

  1. Acho que o poder da palavra, tem o dom da cura!!!
    Em momentos que não sabemos, sempre tem alguém (um anjo) que nos trás bençãos...
    Muito obrigado meu amigo..
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir