segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Esse deus é um demônio

O aumento da intolerância contra a comunidade LGBT – por vezes, com manifestações veladas, piadas e pequenas exclusões – é um sinal de que as forças do retrocesso se encontram em desespero diante do avanço de políticas públicas igualitárias (ainda que tais avanços sejam precários e vacilantes). É uma reação compreensível, mas que deve ser denunciada como maligna na medida em que espalha o ódio, a exclusão e tudo isso, em nome de deus, tal como fazem os líderes do biblicismo mais radical e legalista - repetindo os fariseus de outrora.

Que deus demoníaco[1]é esse dos chamados fundamentalistas? Sem dúvida, não é o Deus de Jesus Cristo que nos ensinou a síntese de toda a Escritura: "ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo." (Lucas 10:27) Em Cristo, podemos ver Deus e perceber que Ele é bondade, amor, perdão, compaixão e humildade, um Deus que lava os pés de homens rudes e pecadores.

Esse é o ponto central de toda a Bíblia, a boa notícia: Deus é amor[2]. E é por esse axioma que devemos iluminar qualquer hermenêutica que se pretenda cristã. Agir homofobicamente, pregar preconceitos, distorcer a verdade maior do amor e justificar-se em Deus é blasfemar contra Ele que nos diz:

“Não use o meu nome sem o respeito que ele merece; pois eu sou o SENHOR, o Deus de vocês, e castigo aqueles que desrespeitam o meu nome”. (Êxodo 20:7)

Os discursos preconceituosos são induções ao mal, gestos de desamor, uma contradição com o ethos evangélico. Com Jesus, aprendemos que o amor deve ser a marca de toda/o discípula/o, pois o próprio Senhor nos recomenda isso: “amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus e conhece a Deus”. (1 João 4:7).

O profeta Neemias enfrentou inúmeras ciladas que tentavam paralisá-lo em sua missão de construir as muralhas de defesa (Neemias 6:1), mas ele não se intimidou, pelo contrário. Sabia de sua fragilidade humana[3], mas ancorou-se em Deus.

“O que eles queriam era nos meter medo para não continuarmos o trabalho. "Agora, ó Deus, aumenta as minhas forças!"” (Neemias 6:9)

Aquelas/es que mantém sua fé em Deus diante de todas as calúnias, perseguições e ciladas são Neemias contemporâneos que não recuam diante de todos os ataques homofóbicos e da tentativa de excluir do cristianismo aquelas/es que não se enquadram nos padrões sociais de heteronormatividade. Por isso mesmo, peçamos forças ao Deus misericordioso que é pai e mãe de tod@s, para não sucumbirmos ao medo e continuarmos nosso trabalho de luta por libertação social, política, econômica e sexual.

“Eu não sou do tipo de homem que foge e se esconde. Você pensa que eu tentaria salvar a minha vida me escondendo no Templo? Eu não vou fazer isso, de jeito nenhum”. (Neemias 6:11)

Não se esconda nos templos religiosos e nos armários da vida. Saia desse gueto que tentam te colocar e venha para a vida, pois Deus é vida em abundância[4], é gozo e alegria no Espírito Santo[5]. Assim, e somente assim, a fé poderá ser não uma fonte de alienação e ocultamento, mas sustentação existencial para combatermos o bom combate[6]por outro modelo societário, com justiça, paz, igualdade, fraternidade e respeito à diversidade sexual.





[1] Penso aqui em Paul Tilich.
 
[2] “Aquele que não ama não conhece a deus; porque Deus é amor”. (1 João 4:8)
 
[3] "Não há justo, nem sequer um.Não há quem entenda; não há quem busque a Deus.Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só". (Romanos 3:10-12)
 
[4] “Voltem para mim a fim de que tenham vida”. (Amós 5:4)
“O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. (João 10:10)
 
[5] “Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo”. (Romanos 15:13)
“Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade”. (Gálatas 5:22)
“... vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo”. (1 Tessalonicenses 1:6)
“Mas alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; sim, gloriem-se em ti os que amam o teu nome”. (Salmo 5:11)
 
[6] “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.(2 Timóteo 4:7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário